10 erros que pode estar a cometer ao tentar perder peso

como perder gordura abdominal localizada



Ao fazer uma dieta, normalmente com o objectivo de perda de gordura, a primeira coisa que as pessoas fazem é "absorver" muita informação online. A quantidade de informação é tão grande que provavelmente acabam confusas com todos os conselhos contraditórios. Aqui estão alguns dos erros mais comuns que os mais inexperientes cometem:

Confiar em dicas para perder peso rapidamente

Precisa de pesquisar e investir num bom plano. Um bom nutricionista irá elaborar um plano. Um bom nutricionista responderá a mil perguntas e dará-lhe-á as orientações corretas. Todo o dinheiro investido será recompensado e economizará muito tempo. Lembre-se, não há programas rápidos para perder gordura.

Não contar calorias

Esta é a base de tudo, e o cálculo é simples. Se ingerir menos calorias do que queima diariamente, perderá peso. Se ingerir mais, ganhará. Portanto, é importante contabilizar a ingestão de calorias e reduzi-la de acordo com suas necessidades. Alimentos “limpos” oferecem maior valor nutricional e melhor saciedade por cada caloria que ingere. Portanto, a recomendação é consumir alimentos não refinados, legumes frescos e frutas. É mais fácil ficar saciado com menos comida.



Se escolher apenas alimentos saudáveis, perderei peso

Todos os alimentos contêm uma certa quantidade de energia. Então, mesmo que coma apenas alimentos "limpos", se comer demais, não perderá peso. O azeite por exemplo é uma excelente fonte de gorduras saudáveis. Mas use demais e é fácil exceder o limite calórico. Uma colher de sopa de azeite tem cerca de 119 calorias. Então lembre-se, não exagere com temperos e molhos.

Lanches saudáveis entre as refeições

Com os lanches está a reduzir o tempo entre as refeições. Embora frutos secos possam ser usados logo após o treino para reabastecer as reservas de glicogénio, encher-se com frutos secos ou nozes não irá satisfazer completamente a fome, e assim pode aumentar drasticamente a ingestão calórica.



Eliminar drasticamente certos alimentos

Sim, para perder gordura, precisa eliminar alguns alimentos, mas evitar excessivamente alimentos “maus” só fará com que os deseje mais. Em vez disso, faça uma "cheat meal" uma vez por semana. Uma regra geral é: se 90% da sua dieta consistir em alimentos de boa qualidade, então 10% de junk food não a arruinarão. Um gelado aqui e ali ou um pedaço de chocolate depois do treino não vai fazer muito mal, mas precisa de ter muito cuidado e auto-controlo.

Muitos refrigerantes

Beber refrigerantes pode não parecer mas vai prejudicar bastante a dieta. Um copo de sumo pode conter 30-40g de açúcar. Em vez disso, prefira água, chá sem açúcar ou café com moderação.



Evitar treinos de força

Com o exercício, alcançará o seu objectivo de forma mais rápida e fácil. Mas não se limite apenas ao cardio. Apesar dos exercícios cardiovasculares ajudarem na perda de gordura, o treino com pesos requer muito mais energia. E músculos maiores requerem mais energia, o que significa que eles trabalharão a seu favor.

Usar o treino como desculpa

"Eu fiz um óptimo treino então agora posso comer uma fatia de bolo ou um hambúrguer". Bem, a perda de gordura não funciona dessa forma. O treino não é uma desculpa para comer demais, mas uma ferramenta mais eficiente para alcançar o seu objectivo.



Olhar apenas para o peso

Embora o peso lhe dê alguma ideia do seu progresso, também pode fornecer ideias erradas. Se seguir um bom plano, estará a recompor o corpo. Isso significa que, perde gordura, e ganha massa muscular. Os músculos são mais pesados que a gordura, então verá melhorias visuais mesmo que a balança permaneça igual semana após semana. Use uma fita métrica para se medir, tire uma foto e pese-se uma vez por semana. Certifique-se de que todas as medições são feitas sob as mesmas condições. Por exemplo, de manhã, com o estômago vazio, etc.

Culpar a genética

As pessoas gostam de dar desculpas. Genética, hormonas, ossos "largos". Pare de se desculpar e ponha mãos à obra. Há uma forte possibilidade de que se não tiver sucesso é devido às más escolhas e não à má genética.

Tal como não existe uma ferramenta ou comprimido mágico para perder gordura, também não existe uma genética tão má que faça com que não consiga estar em forma. Certas condições e doenças podem dificultar o progresso mas não o tornam impossível.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *