Yes2BFit

A importância dos dias de descanso

 

Contagem de passos, minutos activos, calorias queimadas. Todos esses dados são importantes e ajudam-nos a ser mais saudáveis e activos. Mas muitas vezes não damos a devida importância ao descanso.

1 - O descanso previne lesões

É senso comum que o descanso é benéfico para a prevenção de lesões. Desde a corrida à musculação e até mesmo à simples caminhada. Se por exemplo, correr regularmente, sabe o quanto as suas pernas e pés podem aguentar até precisar de um dia de folga. Se forçar demais sem parar, os músculos e articulações sofrem com o excesso e aumenta o risco de lesão.

2 - Os músculos necessitam de descanso

Esta é (ou deveria ser) provavelmente a primeira coisa que aprendeu sobre musculação. Quando treina, está resumidamente a rasgar fibras musculares. Mas sem um período adequado de descanso que lhe permita reparar essas mesmas fibras musculares e por sua vez desenvolver o músculo, não obterá benefício nenhum. É por isso que precisa de variar os grupos musculares trabalhados. É recomendado não trabalhar o mesmo grupo muscular após 48 a 72h para uma recuperação total.

3 - O desempenho não irá ser prejudicado

Falando de uma forma geral, o seu corpo leva quase duas semanas sem actividade antes de começar a perder o seu progresso ou nível de desempenho. Portanto, não pense que tirar um ou dois dias de folga irá fazer com que perca os resultados de todo o seu empenho.

 

4 - Excesso de exercício afecta o sono

Não dorme bem? O excesso de exercício pode ser o motivo. Treinar demais pode deixar o seu corpo num estado de inquietude ou em alerta máximo constante, dificultando uma boa noite de sono. Um dos sintomas é um aumento na frequência cardíaca em repouso. Os dias de descanso podem ajudar a reduzir o seu estado de alerta e a frequência cardíaca, o que pode fazer com que durma melhor.

5 - O sistema imunitário pode "sobre-aquecer"

Durante períodos de actividade intensa, o nosso sistema imunitário está constantemente a reparar músculos e articulações. Sem o descanso adequado, o sistema imunológico pode não conseguir reparar tudo o que o corpo precisa. E depois?

6 - Exaustão mental

Do ponto de vista psicológico, um período de descanso pode reavivar a sua vontade pelo exercício e ajudar a prevenir o esgotamento. A fadiga mental pode ser tão ou mais prejudicial quanto a fadiga física.

Então, o que você pode fazer para repousar a sua mente? Para começar, terá de entender e acreditar que pode tirar folgas. É bom para si, por todos os motivos listados acima.

Assim como define as metas diárias do que tem para fazer, defina as metas de descanso. Escolha os seus dias de descanso semanal; um ou dois dias em que limita a actividade para permitir que o seu corpo / músculos se recuperem. E não se esqueça de que a recuperação activa também é extremamente benéfica. Uma rotina de alongamentos ou Yoga leve pode ser especialmente valiosa.

Xiaomi A2 Lite Edição Global