A quantidade certa de cardio para perder gordura e ganhar massa muscular

runner-race-competition-female



O treino cardiovascular deverá fazer parte de qualquer rotina. Pode queimar gordura, fazendo apenas dieta, mas o cardio vai permitir chegar lá mais rápido e tornar as coisas mais fáceis. Não há sequer necessidade de mencionar o impacto geral que também tem na sua saúde. No entanto, precisa de fazer a quantidade certa para queimar gordura enquanto ganha ou pelo menos mantém a massa muscular.

Os praticantes de musculação geralmente evitam o cardio por dois motivos:

- Têm medo de perder massa magra. Isso só acontecerá se exagerar e seguir uma dieta muito restritiva. Afinal de contas, durante as fases de bulk, tudo o que ganha não é só massa muscular, mas também gordura e água. Então, é normal perder algum peso em fases de cut.

- Ficam entendiados. Imagine como uma sessão de cardio pode ser chata para alguém que agacha, faz peso morto e levanta centenas de quilos durante o treino.



A ideia é queimar as reservas de gordura e ganhar (ou pelo menos manter) massa muscular ao mesmo tempo (também conhecido como recomposição corporal). Se exagerar, perderá massa muscular, e essa é uma situação que quer absolutamente evitar.

O truque aqui é fazer sessões de cardio mais longas, mas menos intensas, como 30-45 minutos de caminhada em ritmo alto ou 30 minutos de bicicleta num ritmo mais lento 3 a 4 vezes por semana. Ou então pode fazer treinos intervalados mais intensos e curtos durante 15-20 minutos (HIIT, tabata ou fartlek) 2-3 vezes por semana em dias que não levanta pesos.

Bons indicadores de que está a fazer a quantidade certa de cardio são a sua aparência e força. Se estiver mais definido, mas manteve ou aumentou a força apesar de perder algum peso, então você está no caminho certo. Se não conseguir ver nenhum resultado, ajuste o cardio e preste atenção à dieta.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *