Agachamento. Sair para trás ou para a frente?

squat



O agachamento é sem dúvida um dos melhores exercícios que se podem realizar mas como em tudo há que ter certos cuidados pois certos erros podem ter repercussões bastante graves.

Um dos erros que costumo observar frequentemente, principalmente entre os principiantes, prende-se com a direcção que tomam ao iniciar o movimento.

Se estiverem a efectuar o exercício com peso livre (não recomendo máquinas smith ou qualquer tipo de máquina com movimento “fixo”), a direcção deve ser SEMPRE da frente para trás. Ou seja, deve-se posicionar de frente para a barra, avançar, colocá-la nas costas e dar um passo atrás. NUNCA mas NUNCA pegar na barra com as costas viradas para a mesma e sair para a frente.

E isto porquê?

Antes de mais, por uma questão de comodidade. Faça um pequeno teste. Pegue na barra apenas, sem qualquer peso extra e experimente ambas as direcções. Irá ver como é muito mais fácil pousar a barra no fim do exercício se estiver a ver o que está a fazer, invés de estar de costas a tentar adivinhar onde é que estão os pinos. Agora imagine fazer isto mas com carga e no fim do exercício quando já estiver completamente exausto. É melhor não imaginar um cenário onde falhe um dos pinos ou até os dois.

Em segundo lugar, por uma questão de segurança. Apesar de todos os cuidados, percalços podem acontecer. Agora imagine o que poderá acontecer em ambas as situações caso algo corra mal. Se sair na direcção correcta, der um passo atrás e perder o equilíbrio, o mais certo é ao largar a barra, a mesma cair para trás. No pior cenário possível poderá cair em cima da barra e causar uma hiperextensão lombar. Agora imagine o cenário oposto. Pega na barra, dá um passo para a frente e perde o equilibro. Já está a adivinhar o que vai acontecer, certo? Irá desequilibrar-se, cair e a barra irá cair em cima de si, o que poderá ter consequências bastante graves.



Provavelmente alguns de vós devem estar a pensar que não há grande problema porque fazem o exercício com pouca carga. Por um lado, muitas vezes o maior problema não é a carga mas sim o movimento. Um movimento errado mesmo com pouca carga, pode ter consequências indesejáveis. Por outro, mesmo que façam o exercício actualmente com pouca carga, amanhã com certeza que o irão fazer com mais e os maus hábitos são bastante difíceis de mudar, por isso quanto mais cedo tomar literalmente a direcção correcta melhor.

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *