As mulheres e a fobia muscular!



Embora já tenham sido feitos grandes avanços na luta contra o medo de "ganhar músculos" nos círculos femininos (o CrossFit merece grande parte do crédito), os músculos ainda são frequentemente vistos como algo extremamente maléfico e a evitar.

Até certo ponto, a maioria das mulheres hoje em dia tem consciência do valor da massa muscular mas ainda há bastante receio em tornarem-se excessivamente musculadas.

Por um lado, esse receio faz sentido. Afinal, um dos traços masculinos mais marcantes é a quantidade muscular, algo que a maioria das mulheres deseja evitar. Mas a massa muscular não é uma característica única e exclusivamente masculina.

Além disso, a verdade é que as mulheres com o físico mais admirado também tendem a ter significativamente mais massa muscular do que o normal. Então, vamos tentar esclarecer os equívocos e as preocupações que as mulheres geralmente têm sobre esta matéria.



5 coisas que algumas mulheres não entendem

  • É extremamente difícil para as mulheres adquirirem massa muscular. Isto é especialmente verdade para mulheres acima dos 30 anos e / ou que fazem défice calórico.
  • Toda e qualquer massa muscular que ganha é adquirida muito gradualmente - haverá sempre tempo de sobra para abrandar o ritmo se se sentir que está a ficar muito musculada.
  • A maioria das mulheres acabam por descobrir que quando ganham massa muscular, gostam muito mais do que imaginavam.
  • Mas, se acabarem por não gostar, não há problema! É muito fácil perder. Infelizmente até fácil demais.
  • A massa muscular é o que faz com que se mantenha magra. Pense lá... Por certo já ouviu dizer que os homens podem comer mais do que as mulheres e mesmo assim manterem-se mais facilmente em forma. Adivinhe porquê. Isso mesmo, porque têm mais massa muscular!



Músculo e metabolismo

É engraçado, muitas pessoas tendem a pensar no metabolismo como uma força misteriosa, como a gravidade - você não lhe pode tocar nem vê-lo, mas, vai piorando à medida que envelhece e chega a um ponto que se torna insuportável, certo?

"Metabolismo" refere-se simplesmente ao seu consumo de energia. Existem quatro categorias principais:

  • Metabolismo "basal": é a quantidade de energia que precisa para sobreviver. Você precisa de uma quantidade mínima de energia para manter os órgãos todos a funcionar e as funções principais de sobrevivência tal como a consciência, respiração, manutenção da temperatura e assim por diante.
  • Termogénese de actividades sem exercício (N.E.A.T.): Essa é a energia adicional necessária para realizar toda e qualquer actividade, excepto o exercício adicional. Isso inclui caminhar, actividades do trabalho (desde o trabalho relativamente sedentário ao trabalho manual), sentar e levantar de cadeiras, tarefas domésticas, etc. Literalmente qualquer actividade que não seja "exercício".
  • Actividade do exercício: a energia que precisa para executar e recuperar-se de qualquer tipo de exercício.
  • Efeito Térmico dos Alimentos (T.E.F): Sempre que você come, é necessária uma certa quantidade de energia para processar (digerir, absorver, eliminar) esse alimento. Essa quantidade situa-se entre 5 a 15% das calorias em carboidratos e gorduras. A proteína requer um pouco mais de esforço, exigindo entre 20 a 35% das suas calorias.



Dito isto, o músculo afecta beneficamente a taxa metabólica total de três formas diferentes:

  • O treino necessário para ganhar massa magra adicional requer energia, tanto para executar quanto para se recuperar.
  • Uma vez adquirido, esse novo músculo exige que o seu corpo gaste mais energia diariamente pura e simplesmente para o manter. O metabolismo basal e o NEAT aumentam.
  • Quando você tem mais massa muscular, todas as actividades tornam-se mais fáceis de executar, o que provavelmente levará a que faça mais dessas actividades, o que, é claro, requer energia adicional.

Assim, ganhar o máximo de massa muscular possível tem um poderoso impacto na taxa metabólica. Mesmo assim, algumas mulheres podem continuar a ter algumas barreiras psicológicas.

Por que é que as mulheres pensam que estão a ficar muito grandes quando realmente não estão?

O efeito do jantar de Natal

Você já se sentiu repugnantemente "redonda" depois de um grande jantar? Claro que sim, mas você não ganhou QUALQUER gordura mensurável após uma única refeição, por mais gulosa que tenha sido. Mas a sua atenção foi desviada para o estômago, porque está completamente cheio. Então você sente-se gorda.

O mesmo fenómeno aplica-se ao levantamento de pesos. Durante e após o treino, os seus músculos "queimam" devido ao acumulo de ácido láctico e incham com o sangue. Ambos os fenómenos desviam a sua atenção para os músculos que está a treinar, que agora são temporariamente maiores devido ao inchaço.

O efeito da cirurgia

Se falar com alguém que ou quem sabe você própria já se tenha submetido a uma cirurgia ou a uma intervenção médica mais intrusiva, por certo vai acontecer algo curioso. O que até então passava completamente despercebido, a partir desse dia vai começar a ser muito mais notório. Vai começar a reparar em qualquer cicatriz nesse local, tanto em si como nas outras pessoas.

Da mesma forma, quando as mulheres começam a treinar, digamos por exemplo, as pernas, geralmente começam a sentir e observar as pernas muito mais, e muitas vezes suspeitando de que estão ganhando muita massa muscular rapidamente, porque ainda no dia antes não estavam assim.

O efeito da atleta de força

Quando atletas iniciantes do sexo feminino começam a olhar para o mundo do fitness / competição feminina, vão encontrar sem dúvida um número de atletas extremamente musculadas e concluem que o levantamento de pesos levará àquele resultado.

No entanto, na maior parte das vezes, mulheres que naturalmente são fortes e musculadas optam por actividades que recompensam os seus dons naturais, da mesma maneira que pessoas muito altas tendem a enveredar por desportos como voleibol e basquetebol.

E por último não nos devemos esquecer que muitas mulheres também usam drogas. A maioria das mulheres nunca fica “acidentalmente” grande demais, a menos que elas também “acidentalmente” comecem a usar drogas para aumentar a massa muscular.



Espalhe a palavra!

Seja você homem ou mulher, tenho a certeza de que conhece mulheres que beneficiariam em muito ao ganhar massa muscular, mas ainda estão com dúvidas. Se achar este artigo convincente, compartilhe-o com elas.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *