As mulheres e a musculação – 7 mitos

deadlift

Não deixe que os mitos a impeçam de treinar da maneira que quer.

Para as mulheres, o salto para o mundo do fitness pode ser um pouco assustador. Opiniões sobre senhoras e musculação são muitas vezes imprecisas e remontam aos anos 50. Como resultado desses mitos e afirmações infundadas, é difícil para muitas mulheres saber como ou por onde começar.

Você provavelmente já viu pelo menos um dos seguintes mitos circulando na Internet, cortesia de algum "especialista" auto proclamado. É hora de pôr fim às questões.

MITO 1: As mulheres não devem treinar como os homens

VERDADE: As mulheres devem treinar da forma que quiserem.

Muito honestamente não sei o que "treinar como um homem" significa. Os deadlifts são exclusivamente masculinos? Também não me lembro de já ter visto um aviso que diga "Cuidado. Agachamentos impróprios para mulheres".

Uma mulher pode treinar do jeito que quiser, embora se deva certificar de que o treino corresponda aos seus objectivos. Exactamente o mesmo para os homens.



 

MITO 2: Todas as mulheres estão no ginásio para perder peso

VERDADE: Nem todas as mulheres têm os mesmos objectivos.

Noticia de ultima hora: Nem todas as mulheres querem parecer iguais. Assim como os homens, algumas mulheres estão no ginásio para ficarem fortes. Outras querem ficar definidas, melhorar a capacidade física, saudáveis, etc. Essa é a grande coisa sobre o Fitness - o objectivo é pessoal.

Se a sua melhor amiga está a tentar definir enquanto você está a treinar para uma competição de Powerlifting, o ideal é não treinar da mesma forma.

MITO 3: As mulheres precisam de uma proteína especifica para elas

VERDADE: Proteína é proteína

Quer saber como publicitar um produto para as mulheres? Coloque um rótulo cor de rosa e certifique-se de que a palavra "lite" esteja escrita em letras aberrantes. Na verdade, quando se trata de proteína em pó, homens e mulheres podem tomar exactamente o mesmo. Não há nenhum ingrediente especifico só para homens na proteína em pó, então não há razão para temer o crescimento de pêlos no peito.

Cada marca e tipo de proteína tem quantidades específicas de proteína, calorias, carboidratos e gordura. Dependendo dos seus objectivos, você pode encontrar um tipo de proteína em pó que se enquadra melhor na sua dieta. Por exemplo, se estiver a fazer uma dieta baixa em carboidratos, pode facilmente encontrar proteína em pó low-carb. Se for alérgica a produtos lácteos, procure por uma proteína sem lactose.

O que deve influenciar a escolha são os ingredientes e o perfil de macro nutrientes não o rótulo.



MITO 4: O levantamento olímpico é perigoso

VERDADE: Assim como qualquer coisa, os levantamentos olímpicos podem ser perigosos.

Quase sempre que se sugerem a uma mulher levantamentos olímpicos ao seu plano de treino, geralmente é-se atingido por um ruidoso "Não, isso é muito perigoso!" Sim, você pode se aleijar se carregar a barra com muito peso e tentar levanta-la sem a postura adequada. O mesmo pode ser dito sobre fazer de bíceps curls ou qualquer outro exercício por muito "simples" que seja.

Não importa o seu nível, é divertido tentar coisas novas e adiciona-los à sua base de conhecimento.

MITO 5: A musculação faz uma mulher ficar como um homem

VERDADE: Musculação aumenta a massa muscular e reduz a gordura

Inúmeros estudos mostraram que as mulheres que fazem musculação são mais fortes, mais magras e mais saudáveis do que as mulheres que não o fazem.

Esteja descansada que não vai ficar "como um homem". E porque não? É bem simples: as mulheres não produzem testosterona suficiente para ganhar volume. Na verdade, os homens têm 15 a 20 vezes mais testosterona que as mulheres, e mesmo assim são precisos anos de treino pesado e nutrição adequada para ganhar massa muscular. Muita vez também há recurso a substancias ilegais.

Se você se iniciou recentemente na musculação, provavelmente verá melhorias mais rapidamente do que se estivesse a fazer isso já há algum tempo. Não se preocupe que os seus braços e pernas não vão "aumentar" repentinamente depois de algumas séries de agachamentos e bíceps. Isso não vai acontecer de um dia para o outro. Se tem feito musculação durante uns meses e se se está a sentir "mais volumosa", receio que seja provavelmente devido a uma má dieta e ao aumento da gordura corporal, e não a um aumento no tamanho do músculo.

Dito isso, você pode construir qualquer físico que desejar, e não importa o que os outros pensem - contando que você se sinta bem. O que uma pessoa vê como "volumosa" ou "muito musculosa", outra pode ver como "perfeita". O que os outros pensam de você é irrelevante.

Mito 6: As mulheres não devem tomar creatina

VERDADE: O seu corpo produz creatina naturalmente.

Para pessoas que não estão familiarizadas com os processos químicos naturais do corpo, a creatina pode parecer um ingrediente assustador usado apenas por fisiculturistas gigantes. A realidade é que a creatina é uma parte importante de como o seu corpo faz e usa energia. É a principal fonte de combustível para exercícios de alta intensidade e de curta duração.

O seu corpo já a produz naturalmente, mas se você está a treinar de forma intensa várias vezes por semana, pode não ser o suficiente. Estudos descobriram que a suplementação de creatina, mesmo em mulheres, pode ajudar a construir e manter a massa muscular magra e aumentar o desempenho. O único efeito colateral comprovado é um ganho muito ligeiro de peso, devido ao facto dos músculos serem capazes de suportar mais água e ficarem, portanto, mais volumosos.



MITO 7: A passadeira é tudo o que uma mulher precisa

VERDADE: As mulheres também devem levantar pesos.

Mesmo se você quiser ser uma atleta profissional, estudos demonstraram que o treino com pesos ajuda a aumentar o desempenho aeróbico. O treino cardiovascular tem sem duvida a sua importância, mas não é o único caminho para a boa forma.

Na verdade, correr constantemente não ajuda a fortalecer nem a construir esse físico equilibrado. Além disso, vários estudos descobriram que pode não ser o melhor método para perda de gordura.

Embora seja completamente compreensível sentir-se envergonhada ou intimidada na zona de racks e halteres, restringir-se à passadeira ou à elíptica pode não estar a ajudar a obter os resultados desejados.

Adicione um pouco de musculação ao seu plano. Ao construir mais massa muscular, queima mais calorias e baixa a percentagem de gordura corporal.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *