Estará a consumir proteína a mais?

protein 20kg



A maioria dos praticantes de desporto, principalmente os iniciantes, ao iniciar a busca pelo "corpo perfeito”, foca-se nas dietas ricas em proteína. Sim, estamos a falar de proteínas de alto valor biológico que possuem um um bom perfil de aminoácidos, como carne (branca e vermelha), ovos, queijo e peixe. Esse foco não deixa de ser correcto, mas a alta ingestão de proteína não é o único nem o factor mais importante para o progresso!

Convém relembrar que é necessária uma ingestão "moderadamente alta" de proteínas mas também uma ingestão equilibrada de carboidratos e gorduras. Se alguns nutrientes estiverem em falta, ocorrerá uma série de reacções químicas alternativas. Por exemplo, se não houverem carboidratos suficientes, a principal fonte de glicose serão aqueles aminoácidos tão "preciosos".

A prioridade do nosso corpo não é nem nunca será aumentar a massa muscular, ou seja, a prioridade dos aminoácidos provenientes da proteína digerida nunca será o tecido muscular!

O “balanço energético” é sempre a prioridade, tal como enzimas, hormonas, neurotransmissores, hemoglobina, etc. A sobrevivência vem em primeiro lugar. Só depois o aumento do tecido muscular.

Nunca nos devemos esquecer que um treino de resistência é o principal estímulo para o crescimento muscular, não a ingestão de proteína, como acreditam alguns praticantes.



Um factor muito importante no aumento de massa muscular é a quantidade de proteína que consumimos de acordo com a percentagem de massa muscular que temos, o grau e o tipo de actividade que exercemos. Quem acha que necessita de mais proteína - uma pessoa que pesa 100kg com 20-25% de gordura corporal, que não é fisicamente activa ou uma pessoa com 100kg, que é fisicamente activa com uma percentagem de gordura corporal em torno dos 10-15% e uma quantidade significativa de massa muscular? Certamente que existem diferenças!

Os praticantes esperam também que uma ingestão extremamente alta de proteína produza resultados da noite para o dia. Infelizmente, ganhar massa muscular e força requer meses, anos e até décadas seguindo uma dieta equilibrada, um plano de exercícios bem elaborado, descanso suficiente (sono e tempo de descanso entre séries), suplementação básica e, claro, um bom equilíbrio hormonal.

Também existem aqueles que abusam irracionalmente de suplementos proteicos para "se apressarem" o que acaba por resultar numa tentativa falhada. No entanto há casos onde faz sentido a suplementação devido ao facto de que por algum motivo não ser possível ingerir toda a proteína necessária através da alimentação, ou até por uma questão de comodidade.

Para iniciantes que não têm uma grande autodisciplina, o "exagero" de suplementos proteicos é desnecessário e extremamente inútil! Os suplementos não lhes proporcionam todos os ingredientes que uma dieta básica proporciona, tal como vitaminas, minerais, etc!



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *