Isto é o que o exercício físico faz à sua mente!

mental



Todos nós sabemos o quão importante é o exercício para o nosso corpo. Mas o que algumas pessoas não sabem é que, também é bastante benéfico para a saúde mental.

Vamos dar uma vista de olhos aos 5 benefícios principais:

Melhora o sono

O corpo tem uma “função” que é conhecida como ritmo circadiano, que é essencialmente algo que controla quando se sente cansado.

O fato de nos sentirmos mais cansados à noite e estarmos mais alertas de manhã é devido precisamente a esse fenómeno.

Quando está acordado até mais tarde e fica mais tempo na cama durante o dia, o ritmo circadiano fica desregulado, o que significa um esforço maior ao tentar regular o mesmo. Isso pode afectar o humor de maneira significativa, porque o cérebro não estará a receber os nutrientes necessários para funcionar devidamente.

Se se exercitar, a temperatura do corpo aumentará, o que o ajudará a relaxar e permitirá que adormeça mais facilmente. Também beneficiará o sistema imunológico, o que significa que o cérebro receberá a energia de que precisa.

Ajuda a reduzir o stress

Há uma substância química que ajuda a controlar o stress chamada de Norepinefrina ou Noradrenalina. Uma boa forma de aumentar essa substancia é aumentar a frequência cardíaca. Com altas concentrações de Norepinefrina, o cérebro terá as ferramentas necessárias para combater qualquer fonte de stress.

Os níveis de stress também são influenciados pela tensão nos músculos e embora os tensione durante o exercício, no fim ficarão relaxados.

Um corpo relaxado também contribuirá para um cérebro relaxado. E o exercício fará com que se concentre em algo diferente invés dos pensamentos negativos que estão a obscurecer a sua mente. O stress é essencialmente uma consequência de não se conseguir libertar desses pensamentos, e quando estabelece um objectivo como correr certa distancia ou fazer um certo número de flexões, vai desviar a atenção para isso.



Previne o declínio cognitivo

Tudo o que é bom para o coração é bom para o cérebro. O exercício irá criar novas células cerebrais. Isso é conhecido como Neurogénese e é um processo que garantirá que a mente continue em boa forma à medida que envelhece. Depois dos 45 anos, o cérebro começa a encolher e o nível da função cognitiva diminuirá aos poucos.

Isso pode significar que desenvolva algo tão sério como a doença de Alzheimer ou que pura e simplesmente não se consiga concentrar e lembrar tão bem quanto costumava. Se se exercitar, pode criar novas células cerebrais para substituir aquelas que estão lentamente a começar a sucumbir com a idade.

É um mecanismo de defesa saudável

Em algum momento, todos nós vamos encontrar algum tipo de trauma nas nossas vidas em que temos que encontrar uma forma que nos ajude a lidar com a situação. Isso pode ser a perda de um ente querido ou um insucesso na carreira profissional. Há muitas coisas que podem causar um trauma grave.

Toda a gente lida com isso de forma diferente. Muitas pessoas, lidam com essas situações de uma forma pouco saudável como alterar negativamente os hábitos alimentares ou ficarem irritadas e atacarem outras pessoas que fazem parte da sua vida e que não fizeram nada de errado.

Essas coisas podem parecer que estão a ajudar, mas na realidade estão apenas a criar mais problemas. Como dissemos antes, o exercício ajuda a focar-se. Permitirá que liberte da mente do que o está a incomodar e também melhorará a função cerebral para o ajudar a lidar com os pensamentos negativos de forma mais eficaz.

É por isso que é um mecanismo de defesa muito mais saudável do que aqueles com os quais a maioria está acostumada.

Combate a depressão

Stress e depressão estão interligados, e por isso não deverá ser surpresa que o exercício possa ajudar a combater a depressão tanto quanto o stress.

Vai descobrir que o exercício o fará feliz e isso é devido ao facto de libertar endorfinas. Também reduzem a nossa sensibilidade à dor física e mental. Isso é basicamente o que é a depressão. É um tipo de dor e, portanto, uma libertação de endorfinas ajudará a aliviar isso.

No entanto não deve considerar isso como um tratamento totalmente eficaz para a depressão clínica. Às vezes, terapia ou medicação são necessárias, mas o exercício pode ser benéfico, mesmo nesse caso.

 



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *