O exercício físico pode ajudar a combater a depressão?

depression



Eficácia do exercício físico

Um em cada 10 adultos nos Estados Unidos luta contra a depressão e os medicamentos antidepressivos são uma forma comum de tratar a doença. No entanto, os comprimidos não são a única solução. Pesquisas mostram que o exercício físico também é um tratamento eficaz. "Para algumas pessoas, funciona tão bem quanto os antidepressivos, embora o exercício por si só não seja suficiente para alguém com depressão grave", refere o Dr. Michael Craig Miller, professor assistente de psiquiatria da Harvard Medical School.

O efeito do exercício

O exercício inicia uma cascata de eventos biológicos que resultam em muitos benefícios à saúde, como protecção contra doenças cardíacas e diabetes, melhora do sono e redução da pressão arterial. O exercício de alta intensidade liberta substâncias químicas chamadas endorfinas, resultando em boas sensações. Mas para a maioria de nós, a mais valia está no exercício de baixa intensidade sustentado ao longo do tempo. Esse tipo de actividade estimula a libertação de proteínas chamadas de factores neurotróficos ou de crescimento, que fazem com que as células nervosas cresçam e façam novas ligações. A melhoria da função cerebral faz com que se sinta melhor. Neurocientistas repararam que o hipocampo no cérebro - a região que ajuda a regular o humor - é menor em pessoas que estão deprimidas. O exercício promove o crescimento das células nervosas no hipocampo, melhorando as ligações das células nervosas, o que ajuda a aliviar a depressão.



Como quebrar o ciclo

A depressão manifesta-se fisicamente, causando distúrbios do sono, redução de energia, alterações no apetite, dores no corpo e aumento da percepção da dor, o que pode resultar em menos motivação para fazer exercício. É um ciclo difícil de quebrar. Comece lentamente com cinco minutos por dia de caminhada ou qualquer actividade que goste. Num curto espaço de tempo, cinco minutos tornar-se-ão em 10 e esses 10 em 15.

Que mais pode fazer?

Não é claro por quanto tempo precisa de se exercitar, ou com que intensidade, antes que os sintomas da depressão comecem a aliviar. No entanto deve-se começar a sentir melhor apenas algumas semanas depois de começar. Mas este é um tratamento de longo prazo, não é algo que se resolva de imediato e de uma só vez. Escolha algo que goste e que vá continuar a querer fazer. E muito importante, tente eliminar da sua vida tudo aquilo que lhe possa estar a fazer sentir pior. Nem sempre é fácil de perceber o motivo ou de tomar uma atitude, mas se o conseguir fazer irá se sentir melhor a longo prazo.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *