Yes2BFit

Qual é o melhor treino funcional de todos?

Diz-se que o "treino funcional" é o mais completo. Diz-se que é o que se aplica melhor à vida quotidiana. E diz-se que é a forma ideal de treino para melhorar o desempenho atlético.

Mas o que significa realmente isso? O termo é tão vago que basicamente tornou-se numa forma de marketing que actualmente qualquer um pode usar para promover o seu negócio.

Para mais, normalmente aqueles que o fazem, dizem que qualquer pessoa que não o faça, é um ignorante, sem qualquer habilidade ou inteligência. Então vamos tirar a limpo o que significa realmente "treino funcional". Podemos adiantar já que vamos chegar a uma conclusão curiosa...



A definição de "Funcional"

Esta é uma definição com a qual qualquer profissional pode e deve concordar, seja você um alinhador de chakras ou alguém que cujo pescoço já nem se vê de tão grande que são os trapézios.

Treino funcional: Treino que o pode tornar mais eficiente nas tarefas básicas, resultando numa maior qualidade de vida. Isso inclui um melhor desempenho nas tarefas que geralmente são exigidas à maioria das pessoas no dia a dia.

Com base nesta definição, pode-se dizer que a musculação é o tipo de treino mais funcional de todos.

Tem dúvidas? Aqui ficam os motivos:

Múltiplas Funções Musculares

Os nossos corpos são feitos para se moverem de muitas formas diferentes e em vários ângulos. E a vida quotidiana muitas vezes coloca-nos em muitas posições diferentes e estranhas. Imagine mover um móvel pesado ​​numa escada apertada. Ou dar banho a um cão muito grande e ansioso. Ou que tal tentar pintar um tecto enorme sozinho, com apenas um rolo?

Essas tarefas exigem força muscular e resistência que só podem ser alcançadas com uma variedade de exercícios que visam diferentes ângulos da musculatura. E nada é mais funcional do que treinar todas os movimentos possíveis de cada músculo.

Por exemplo, quando se treina o bíceps na musculação, geralmente treinam-se as três funções do mesmo: flexão do braço, supinação do antebraço e flexão do ombro.

Os glúteos são outro exemplo. Esses músculos têm várias funções de extensão, abdução e rotação externa. Os praticantes de musculação, especialmente as mulheres, treinam todas essas funções.

Para não mencionar que os fisiculturistas alternam de postura, pega e posição, o que se recria ainda mais as tarefas da vida quotidiana.

Enquanto isso, o pessoal dos "treinos funcionais" alega que os lunges e exercícios de estabilidade no BOSU são funcionais, mas os seus programas acabam por não alcançar todas as funções de cada músculo... nem tornam alguém particularmente forte.



Composição corporal

O que é a composição corporal, afinal? É a proporção de gordura e músculo. Você quer menos do primeiro e mais do último. E nenhum outro tipo de treino melhora a composição corporal da mesma forma que a musculação. Gira tudo em torno do facto de ganhar massa magra e de ser capaz de a ver claramente. Nenhum outro tipo de treino tem esse objectivo.

E qual o motivo de uma composição corporal melhor ser funcional? Simples, qualquer pessoa é mais funcional no dia a dia quando tem mais músculos e menos gordura corporal. Terá mais força relativa, o que significa mais controle sobre o seu próprio corpo. Além disso, consegue tirar mais partido do seu corpo nas tarefas diárias. Tenha em mente que a gordura não é funcional e vai deixá-lo mais lento.

Além disso, pense no desempenho desportivo. Para ter um bom desempenho em qualquer desporto, precisa de treinar de forma a que consiga gerar mais força num determinado movimento.

A produção de força pode ser melhorada de duas maneiras:

Neurologicamente: Fazendo com que o sistema nervoso seja mais eficaz numa tarefa especifica, através da prática, como bater no saco, chutar uma bola, balançar um taco, etc.

Tamanho do músculo: aumentando o tamanho muscular, aumenta a produção de força.

A maioria dos tipos de treino desportivo irá melhorar a produção de força neurologicamente através de uma prática específica. Isso é óptimo, mas por norma, restringe-se apenas a essa habilidade específica. Dar um soco no saco vai deixa-lo melhor no boxe, mas não vai muito além disso.

Ganhar massa muscular, por outro lado, não está ligado a nenhum desporto em especifico, logo a sua força global aumentará e poderá ser útil numa ampla variedade de actividades desportivas.

Melhorar a composição corporal é mais funcional do que qualquer tipo de treino. Com menos gordura, poderá andar, correr, pular e escalar mais rápido, simplesmente porque está carregar menos peso não funcional. Com mais músculos, você pode levantar, bater, empurrar, puxar, transportar melhor.

Ainda não está convencido de que aumentar massa magra e perder gordura é funcional? Então experimente e veja os resultados.



Saúde

Certo, os fisiculturistas profissionais, ironicamente, não são conhecidos por serem super saudáveis. Mas ainda assim é certo que a musculação é um grande impulsionador para a saúde.

Pense nisso - para ganhar massa magra, o tempo sob tensão é importantíssimo. Mais que aumentar o peso em cada treino ou quebrar recordes.

À medida que ganha massa magra, as articulações, tendões e ligamentos também ficam mais fortes.

Vamos voltar à composição corporal. Melhorá-la, melhora o sistema hormonal, reduz a inflamação cronica, aumenta a sensibilidade à insulina nas células musculares, aumenta a densidade óssea, melhora a flora intestinal e outros marcadores de saúde. Existem inúmeros estudos que demonstram que a massa muscular magra é um indicador tanto de quantidade como qualidade de vida.

O mesmo pode ser dito sobre a redução da gordura corporal, supondo que não a leve ao extremo como os profissionais por vezes levam… mas, mesmo assim, não esqueçamos que os profissionais permanecem nesse estado de gordura corporal extremamente baixa apenas algumas vezes ao ano, no máximo.

Para não mencionar, que os praticantes de musculação são capazes de tirar proveito dos benefícios do treino de força e cardio, visto que ambos estão presentes nos seus planos.

Simplificando, ser mais saudável faz com que você funcione melhor em todos os aspectos, e melhorar sua composição corporal melhorará sua saúde.



Força

A força é um dos aspectos que mais influencia tem no aspecto funcional. Sendo forte, terá benefícios em quase tudo:

Pode torná-lo mais rápido e mais poderoso.
Pode ajudá-lo a absorver força.
Pode melhorar a resistência.
Aumentará a estabilidade das articulações.
Pode dar-lhe controle em novas amplitudes de movimento.
E claro, pode tornar-lo mais difícil de matar.

Alguns gurus dos treinos funcionais baseiam-se em coisas como placas de equilíbrio, escadas de agilidade e exercícios básicos com o peso corporal. Mas, além de um certo ponto, essas coisas não o fortalecem tanto como um programa repleto de agachamentos, supino, flexões, remadas, peso-morto e paralelas.

Até mesmo as máquinas que os fisiculturistas usam são funcionais! Qualquer coisa que melhore eficientemente o tamanho do músculo ou a força muscular resultará num melhor desempenho, mesmo que a máquina o coloque em uma posição esquisita em que provavelmente nunca esteve nem vá estar no dia a dia.

Num estudo efectuado em 2017, os jogadores de Andebol melhoraram o desempenho, a capacidade de sprint e o salto vertical, adicionando dois tipos de leg press ao treino. Esta é apenas uma pequena evidência de que a musculação torna tudo mais forte.

A força é tão importante para funcionar que até poderia argumentar que qualquer prática que não te deixa mais forte não é tão funcional quanto isso. Desculpem-me maratonistas...



 

Estética

A musculação faz com que as pessoas melhorem o seu visual. Mas os fãs dos treinos funcionais dirão que oa musculação não pode ser funcional apenas pela questão estética.

No entanto, ter um bom visual, é funcional.

Se não fosse, as industrias da moda, maquilhagem, fitness e cirurgia plástica não seriam indústrias multimilionárias. As pessoas querem parecer melhores porque servem a um propósito maior. Elas querem ser admiradas, respeitadas e notadas de uma certa forma. Até as pessoas que fingem não se preocuparem com a aparência intencionalmente procuram uma certa forma de causar uma boa impressão. Quanto gel para a barba usa um hipster para obter aquela aparência perfeita do “eu não me importo”?

Toda a gente quer parecer de uma determinada maneira, e estar incrivelmente em forma (por causa da musculação) tem muito mais vantagens do que as outras tendências.

A pesquisa diz que pessoas em melhor forma, são geralmente consideradas responsáveis, trabalhadoras e inteligentes. E apesar disso ser uma supergeneralização enorme, há uma ponta de verdade. Você não pode ficar em boa forma sem pelo menos um pouco de disciplina e trabalho.

Agora, obviamente, que fazer musculação não é o que torna uma pessoa mais qualificada para um trabalho, mas as pessoas em melhor forma são mais propensas a conseguir uma oferta de emprego do que as outras. Também é mais provável que você atraia alguém em forma se você estiver em forma. Além disso, se você se sentir bem com a sua estética, chamada por alguns, como não funcional, terá mais confiança, o que pode levar a uma vida sexual mais saudável e agradável.

E mesmo que o carácter seja muito mais importante do que a aparência, você será um modelo muito melhor para as crianças quando comer de uma forma saudável, em vez de comer tudo e mais ainda e ir acumulando gordura corporal. Além disso, as crianças adoram saber que os seus pais são fortes e que os podem proteger.

Falando em segurança, posso garantir que ninguém se vai querer meter consigo.

Conclusão

É uma afirmação ousada, mas depois de se analisar tudo, a musculação é sem dúvida mais funcional do que qualquer outro tipo de treino, especialmente quando hoje em dia praticamente tudo é chamado de treino funcional.