Smith Machine Vs Power Rack

Squat smith machine vs power rack

Entre os iniciantes e amadores, existe o eterno debate entre o uso de uma Smith Machine ou Power Rack, também conhecido como gaiola para fazer agachamentos. No mundo profissional isso normalmente nem sequer é debatido mas já vamos aos motivos.

Smith Machine

Uma Smith Machine consiste numa barra que é fixa em trilhos de aço, permitindo apenas o movimento vertical. Algumas Smith Machine têm a barra contrabalançada. Existem vários furos ou pinos nos postes principais em intervalos regulares, permitindo que bloqueie a barra em qualquer ponto do movimento simplesmente virando a barra para frente fazendo com que o gancho na barra se encaixe nos pinos.

Girl work out Smith Machine

Power Rack

Uma Power Rack é uma gaiola metálica com ganchos (ajustáveis ou fixos) concebida para funcionar em conjunto com uma barra olímpica. A Power Rack também possui barras de segurança horizontais ajustáveis. As barras de segurança limitam o quanto a barra pode descer, fornecendo um elemento de segurança ao realizar movimentos de peso livres. A barra não está presa à Power Rack.

 

Motivos para não usar uma Smith Machine

O primeiro motivo para não usar uma Smith Machine para fazer agachamentos é que um agachamento com peso livre e um agachamento na Smith Machine são dois exercícios completamente diferentes com diferentes padrões de movimento uma vez que a Smith Machine força o corpo a um plano de movimento não natural. Ao agachar numa Smith Machine, os pés são colocados mais longe da barra, com o corpo para trás, encostado à barra, em vez dos pés serem colocados sob a barra, com a mesma apoiada na parte de trás dos ombros. Isso tirará os isquiotibiais e a cadeia muscular posterior da equação e causará grande stress nas articulações e ligamentos do joelho.

Risco de lesão

O uso da Smith Machine leva a um maior risco de lesão a longo prazo, e isso está relacionado novamente com o movimento ao qual o corpo é forçado. São comuns dores no joelho ao usar a Smith Machine. O padrão de movimento fixo coloca forças extremas nos joelhos. Além disso é muito difícil de se posicionar correctamente na barra. Se os seus pés estiverem muito perto da barra, haverá mais flexão do joelho e stress no mesmo. Com os pés muito para a frente, continua a haver muito stress no joelho, porque há tendência para deslizarem para a frente e a parte inferior das costas fica numa posição débil.

Existe também uma falta de extensão do quadril quando se tende a inclinar contra a barra fixa. Os isquiotibiais (estabilizadores do joelho) não serão trabalhados. Mais força de cisalhamento nos joelhos e, portanto, maior risco de lesões do ligamento cruzado anterior. Lesões lombares também são causadas pelo movimento não natural. O arredondamento da parte inferior das costas acontece quando os pés estão muito para frente, colocando a parte inferior das costas numa posição débil.

Ao usar uma Smith Machine não está a usar os músculos estabilizadores, não melhorando o equilíbrio e a coordenação, todos necessários no desporto e na vida quotidiana. A falta de activação dos estabilizadores e imbalanço muscular é outra das principais causas de lesão a longo prazo.

Menos força e ganho muscular

Foi demonstrado que há uma média de 43% a mais de activação muscular durante um agachamento com peso livre comparado a um agachamento na Smith Machine chegando mesmo aos 49% em alguns músculos, o que significa que o agachamento usando a Smith Machine resulta em menores ganhos tanto a nível muscular como de força.

constipação e resfriado

Segurança

A Smith Machine é frequentemente vista pelo iniciante como uma opção mais segura em comparação com pesos livres na Power Rack. Infelizmente isso é uma falsa sensação de segurança. O que esta máquina faz é que se sinta invencível. Como o ajuda no movimento, fica confiante e sente que pode levantar muito mais peso do que realmente consegue. Numa Power Rack, quando as barras de segurança estão colocadas correctamente, só precisa pousar o peso nas mesmas se chegar à falha.

antioxidantes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *